domingo, 7 de setembro de 2008

En Argentina!

A quinta-feira amanheceu cinzenta e fria em Uruguaiana. Pedalamos do hotel até a ponte internacional, a quak atravessamos de bicicleta (experiência fantástica) - mas tivemos de desmontar e colocá-las no carro para passar os controles de imigração argentina. Os trâmites demoraram um pouco: até verificarem toda a nossa papelada e fazermos as devidas declarações alfandegárias, já eram mais de 11h. Percorremos cerca de 5km ainda de carro, até livrarmos a saída do complexo de aduana. A idéia era passarmos o primeiro entroncamento de rutas para garantir que estaríamos todos, ciclistas e carro de apoio, na direção correta.

Soprava um constante vento leste - do leste, para o oeste, portanto favorável ao nosso trajeto como um todo - mas infelizmente naquele dia nosso percurso era predominantemente para o sul. Brigamos com o vento lateral ao longo dos mais de 140km até San Jaime de la Frontera, além dos caminhões, que foram inúmeros durante o trecho da Ruta 14 (aprox. metade da etapa). De forma geral, os caminhoneiros foram bem simpáticos e sempre abriram bastante para nos ultrapassar, soltando uma buzinada de saudação ao passar; apenas em uma ou duas situações tivemos de "jogar pro mato", quando vinha tráfego nos dois sentidos.

Chegamos em San Jaime de la Frontera, cidade com cerca de 5 mil habitantes, ao cair da tarde; nos hospedamos em um hotel de mesmo nome do lugarejo, num quarto minúsculo com dois beliches e um despejador de água quente no lugar do chuveiro - encharcando tudo no banheiro a cada banho. Visitamos o "cyber café" para uma rápida olhada na correspondência eletrônica e jantamos numa pequena lanchonete onde, com uma cerveza Quilmes, comemoramos in absentio o aniversário da Carol, que fez nosso apoio nas três primeiras etapas.

Na sexta-feira, seguimos pela Ruta 127 de San Jaime até Sauce de Luna. Fazia frio e o céu encoberto do dia anterior trazia nuvens cada vez mais escuras. Pegamos alguns trechos de chuva, mas esta foi sempre fraca e, com o vento, a estrada permanecia seca. Longos trechos de retas e leves coxilhas; poucos caminhões. Cerca de 70km etapa adentro, celebramos a marca de mil quilômetros pedalados - marca celebrada com um logotipo da LAST no asfalto. Chegamos em Sauce perto das 16h, sendo surpreendidos pelo hotel que, localizado no posto de gasolina na entrada da cidade, tinha instalações modernas e espaçosas - surpreendente para uma cidade de não mais que 10 mil viventes. Depois de fazermos compras nos mercados e farmácias do centro, jantamos num "comedor" - um restaurante popular que oferece apenas uma opção de menu. Ah, sim: finalmente conseguimos utilizar nossa água oxigenada para descolorir os cabelos. Não deu tempo de pintá-los com as cores alusivas ao desafio, mas o novo visual loiro ficou bem interessante. Kassick foi o único que ainda não aderiu, mas isso quem sabe ainda vem numa etapa seguinte...